um pouco de mim...


Para uma pessoa que se considera reservada, como eu, o desafio de falar “um pouco de mim” acaba por ser um grande desafio!

Contudo, acredito que, é na forma como enfrentamos os desafios que demonstramos quem verdadeiramente somos. Aproveito esta oportunidade para partilhar “um pouco de mim” para que possam conhecer-me um pouco melhor…

Ultimamente, tenho sido confrontada com várias mensagens que me dizem que o importante é SER FELIZ. E que temos que encontrar formas para encontrar essa FELICIDADE. Mas tenho concluído que esse conceito é muito abrangente e aquilo que é felicidade para mim, pode não ser felicidade para cada um dos que lêem estas palavras. Eu gosto muito de prestar atenção quer a provérbios, quer a frases escritas por pessoas mais inspiradas, pois traduzem de forma muito simplista grandes saberes e mensagens poderosas para aplicarmos às nossas vidas. Contudo, depende de cada um de nós, seleccionar os provérbios e as frases que vão, de facto, inspirar as nossas vidas!

 E não vale a pena pensarmos nas Leis de Murphy (frases pessimistas parecidas com “Se alguma coisa puder correr mal, correrá mal com toda a certeza!"). Vale a pena, sim, focarmo-nos nas soluções e não nos problemas;

Vale a pena alterar algumas das crenças negativas que habitualmente temos e substituí-las por crenças positivas: por exemplo, dando o benefício da dúvida às pessoas com quem convivemos – nós próprios, podemos não ter interpretado bem as suas palavras; a outra pessoa pode não estar num dos melhores dias, etc, etc,

Acredito que vale a pena relativizar: nada é tão grave se pensarmos que poderia ser pior… e isso ajuda-nos de alguma forma!

Vale a pena aprender com os outros: e por que não, imitar os outros? As crianças desenvolvem-se através da imitação, aprendem por imitação (pelo menos numa parte das suas vidas); por que é que nós, adultos, se gostamos ou apreciamos determinadas atitudes nas pessoas que nos rodeiam, por que não imitamos essas pessoas? Por que não adoptamos as mesmas atitudes e as melhoramos com a nossa própria personalidade?

Um dia alguém me disse que todas as pessoas são inseguras e acabam por encontrar formas de se defenderem para não demonstrarem as suas inseguranças. Vale a pena pensar que, por vezes, as pessoas têm determinadas atitudes para não demonstrarem a sua insegurança - isto não deixa de ser uma forma de relativizar…

Vale a pena pensar que as coisas só têm a importância que lhes damos. Somos nós que temos a capacidade de dar mais ou menos importância às coisas e, por isso, somos livres de viver de acordo com a importância que damos a cada componente das nossas vidas!

Concluindo, “um pouco de mim”, acabou por ficar um pouco filosófico, talvez…

Mas a mensagem que queria deixar é que vale a pena dar um passeio no parque, parar para encher os pulmões de ar e expirar, fazer algo de diferente do habitual, algo que nos faça sentir bem, vale a pena sorrir a alguém que não se conhece, vale a pena ajudar alguém que não espera ser ajudado, vale a pena oferecer um presente fora da época, ou ter um gesto simpático quando não é esperado, enfim, vale a pena ser feliz num momento, num minuto, num segundo, em vez de gastar toda a nossa energia à procura da felicidade. O ontem já passou e amanhã é uma incerteza, por isso só podemos ser felizes hoje e agora, temos que fazer por ser felizes, e proporcionar felicidade (dar e receber) neste preciso momento!

Sem comentários: