A Liberdade é a Possibilidade do Isolamento

A liberdade é a possibilidade do isolamento.
És livre se podes afastar-te dos homens, sem que te obrigue a procurá-los a necessidade do dinheiro, ou a necessidade gregária, ou o amor, ou a glória, ou a curiosidade, que no silêncio e na solidão não podem ter alimento.
Se te é impossível viver só, nasceste escravo.
Podes ter todas as grandezas do espírito, todas da alma: és um escravo nobre, ou um servo inteligente: não és livre.
E não está contigo a tragédia, porque a tragédia de nasceres assim não é contigo, mas do Destino para si somente.

Ai de ti, porém, se a opressão da vida, ela própria, te força a seres escravo.
Ai de ti, se, tendo nascido liberto, capaz de te bastares e de te separares, a penúria te força a conviveres.
Essa sim, é a tua tragédia, e a que trazes contigo.
Nascer liberto é a maior grandeza do homem, o que faz o ermitão humilde superior aos reis, e aos deuses mesmo, que se bastam pela força, mas não pelo desprezo dela.

Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'



Enquanto não atravessarmos a dor da nossa própria solidão, continuaremos a procurar-nos noutras metades.
Para viver a dois, antes, é necessário ser um.
Fernando Pessoa

1 comentário:

Marta, mas a Pinto :) disse...

Há algum tempo q ando p comentar um dos teus papelinhos amarelos. Gosto deles, de tão catitas e úteis q são. Fazem sempre jeito p apontar coisas, q aparentam ser pequenos recados, mas q acabam por ser grandes ensinamentos.
Escolhi este. Porque na minha insignificante opinião, essa história de q p ser feliz com alguém é preciso primeiro aprender a viver consigo mesmo e disfrutar da liberdade, etc etc..é uma grande treta. Eu cá acho q disfrutar sozinha é um aborrecimento total. Quantas vezes estou sozinha num sítio fantástico e penso "ora bem, vamos lá disfrutar do momento...sozinha; hum, ai q bom ter esta paisagem só p mim e estar aqui...sozinha; q fixe q é curtir isto...sozinha", é mas é uma grande merda, é o q é. Acho q não faz sentido fazermos o esforço de nos sentirmos bem isolados. O q é q vou fazer com tanta liberdade, se estou na solidão?? Quero é alguém com quem partilhar o momento. Alguém a quem possa dizer "estás a ver/sentir/curtir o mesmo q eu? incrível, não é?". Isso sim, é q é bom :)
E esse Sr. Fernando devia ser uma Pessoa muito solitária e triste, sim senhor. Ele q fique com os pensamentos dele, q eu fico com o meu ;)