13 de Agosto: O direito de ter o lado esquerdo mais forte!

"Tem dois pés esquerdos!" - é o que dizem quando encontram alguém que acham ser mau dançarino!

"Tem duas mãos esquerdas!" - dizem quando uma pessoa é desajeitada, desastrada ou trapalhona!

Ao longo de muitos anos, as pessoas que usavam predominantemente a mão esquerda eram associadas a influências satânicas ou alvo de bruxarias, feitiçarias... Aliás, nas referências bíblicas, os abençoados, estão sempre sentados à direita e nunca à esquerda do Senhor.

Tenta abrir uma lata com um abre latas manual, usando a mão esquerda;
Tenta usar uma faca de serrilha, usando a mão esquerda;
Tenta segurar num copo de medição com a mão esquerda, para veres a medida.

Já reparaste que os dispensadores de papel higiénico estão quase sempre do lado direito?
O controlador de velocidades nos carros é do lado direito?
Os teclados de computador estão desenhados para direitos; o rato é parametrizado para direitos (e o Bill Gates é canhoto!)

Canhoto, canhota, que nome estranho que foi escolhido...

Quando um canhoto escreve à mão, tem que ter o cuidado de levantar a mão para não borratar tudo aquilo que está a escrever!

As salas de aula/formação podem ser verdadeiramente irritantes porque aquelas cadeiras com apoio para escrever estão sempre preparadas para destros e os canhotos têm que se contorcer todos para conseguirem usar aquele apoio!

E outra dificuldade: a faca do peixe, ninguém pensa nisso?

Mas não se pense que os canhotos sofrem num mundo pensado para destros, porque canhoto é o nome que se dá àquelas pessoas que têm o hemisfério direito do cérebro predominante e, por isso, são genericamente, mais criativas, mais rápidas a conduzir ou a fazer desporto (dizem alguns estudos, certamente realizados por canhotos!)

De qualquer modo, não deixa de ser engraçado haver um dia para pensar nos canhotos que acabam por se habituar a um mundo ao contrário.

A título de curiosidade, partilho os nomes de pessoas que admiro e que são canhotas:

- Alexandre, o Grande: supõe-se que um dos maiores generais da História, que foi rei da Macedónia em 356 antes de Cristo e estendeu seu império até a Índia, usava com maior habilidade a mão esquerda - para estender um império desta dimensão, só com uma mão esquerda forte!

- Albert Einstein: físico alemão que elaborou a Teoria da Relatividade - tudo na vida é relativo, não é verdade? Teve que ser um canhoto a chegar a essa conclusão?

Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1 - o maior e melhor era canhoto...

- Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo - dizem que os canhotos são mais inteligentes, este parece comprovar isso...

Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano - lá revolucionários são eles!

Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90 - não me lembro de um ídolo musical como este, tinha que ser canhoto! Ah, os Beatles, pois... também tinham o Paul McCartney (baixista), também ele canhoto!

- Leonardo DaVinci: o génio italiano usava com desenvoltura tanto a mão esquerda quando a direita, mas ficou famoso por escrever "ao contrário", da direita para a esquerda, para que seus escritos só pudessem ser lidos reflectidos no espelho, um génio repito

- Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia, também conhecida como Hino da Alegria! Uma música internacionalmente conhecida e reconhecida como Hino da Alegria, só poderia ter sido composta por um canhoto!

Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano - os canhotos também têm a sua inspiração espiritual num canhoto...

- Napoleão Bonaparte: imperador francês - demonstração de inteligência na estratégia, também ele canhoto

- Angelina Jolie - até pode não lhe ser reconhecido grande mérito, depende dos gostos... cá para mim, agarrou o Pitt! Mas falando a sério: as causas solidárias que envolvem a adopção de crianças como exemplo valem muito!

- Julia Roberts - pode ser por ser canhota que esta atriz me traz tanta empatia (já perdi a conta ao número de vezes que vi o Pretty Woman e o Nothing Hill)

- Pelé: o Atleta do Século chutava com a direita, mas escreve com a esquerda - uma pitadinha de futebol, para alargar o público alvo deste post :-)

- Osama Bin Laden:  se o dono do mundo é o Presidente dos EUA, o actual presidente, assina os acordos que faz, colocando a caneta na sua mão esquerda... 

Somos CANHOTOS, adaptamo-nos e lideramos o Mundo!

Sem comentários: