As pessoas são diferentes

As pessoas são diferentes.
É um facto incontornável.
Todos somos diferentes e, curiosamente, acredito que nem todos temos consciência desta realidade!
Mas "ter consciência" é muito diferente de "praticar".
"Saber" é diferente de "fazer" e de "estar".
Por isso, acaba por ser estranho quando observo pessoas que esperam que outras reajam da mesma forma que elas reagiriam em determinado contexto.
Isto acontece-me frequentemente: apesar de saber que as outras pessoas são diferentes de mim, por vezes, caio no erro de esperar que tenham a mesma reação ou o mesmo comportamento que eu teria naquele contexto.
Porque é que isto acontece?
Acho que é porque, por momentos, me esqueço que as pessoas são diferentes e acabo por me projetar naquilo que espero das pessoas. Acabo por ver nas outras pessoas um espelho daquilo que eu faria naquela situação... e é tão enganador! é mesmo uma ilusão!
Isto acontece com as outras pessoas? Ou será que só acontece comigo?
Apesar de sabermos que as pessoas são diferentes, por vezes, esperamos que tenham reações iguais às que teríamos.
Um pouco antagónico, não?

1 comentário:

Anónimo disse...

Também me acontece o mesmo e as vezes é difícil aceitar, não porque quero que façam exatamente o que eu faço mas porque não se esforçam nem pensam nos outros em como agradar ou surpreender. As pessoas estão cada vez mais apáticas e altruísta e isso é irritante...